Processos de conformação mecânica
Voltamos a falar sobre o tema de conformação mecânica, agora abordando seus processos e sua aplicação de aços SBQ na indústria.
Voltamos a falar sobre o tema de conformação mecânica, agora abordando seus processos e sua aplicação de aços SBQ na indústria.
A conformação mecânica é o processo capaz de moldar um metal no formato desejado, sendo essencial para a indústria de manufatura. O processo pode ser feito através de vários métodos, incluindo laminação, dobra, extrusão, forjamento e muitos outros. É um método de fabricação importante, já que permite criar peças metálicas de diversos formatos e tamanhos de maneira eficiente.
Conheça um pouco sobre os processos de conformação mecânica mais utilizados no mercado.
LAMINAÇÃO: Processo no qual uma barra de aço é submetida a uma série de pares de rolos ou suporte, até a obtenção de perfil de secção transversal desejado. O processo pode ser quente ou a frio.
DOBRA: Deformação causada pela aplicação de força em uma peça metálica.
EXTRUSÃO: Processo que confere a forma desejada ao material metálico, através da utilização de matriz. O processo pode ser quente ou a frio.
FORJAMENTO: Envolve moldar o metal utilizando forças de compressão localizadas com martelo ou matriz.
Nesse contexto, uma qualidade especial de aço ou SBQ (Steel Bar Quality) é necessária para produção de componentes de alta performance. O termo teve origem na América do Norte, especificamente para descrever produtos de aços longos que exigem processamento de alta qualidade ou aplicações com grandes estresses mecânicos.
A Gerdau Aços Especiais é especialista na produção de aços ligas (SBQ) com objetivo de melhorar a propriedade física e mecânica do material como resistência, dureza e vida útil.
Fique atento(a) aos demais artigos da série de conformação mecânica e saiba mais sobre:
Explorando a Deformação Plástica
Aços Especiais Gerdau: confira a linha de produtos
Desenvolvido pela equipe de Marketing da Gerdau Aços Especiais.