Explorando a Deformação Plástica
Post II - Conformação Mecânica
No fascinante mundo da Conformação Mecânica, há um processo que merece destaque especial: a Deformação Plástica.
Esse método permite a criação de peças sólidas com características controladas, através da aplicação de esforços mecânicos em corpos metálicos, mantendo seus volumes constantes.
Nesse post, vamos mergulhar no universo da laminação, um processo de conformação incrível.
A Laminação consiste na passagem de uma peça sólida entre dois cilindros de aço ferramenta, que giram em sentidos contrários, porém com a mesma velocidade periférica. Imagine a força e a precisão desse processo!
Confira a ilustração abaixo para ter uma ideia visual de como ocorre a conformação mecânica a frio por laminação.
Através da deformação plástica, é possível obter resultados surpreendentes na criação de peças metálicas. Essa técnica oferece a possibilidade de produzir componentes com alta qualidade e precisão, atendendo às necessidades de diferentes indústrias.
Conformar é deformar plasticamente o corpo sólido controlando sua forma e tendo alguns objetivos como foco. Por sua vez, a deformação plástica se caracteriza pela aplicação de tensão (força) inferior ao limite de resistência à ruptura, ou seja, conformação sem romper/fraturar o material.
Veja abaixo os objetivos da conformação plástica:
- Dimensão e forma
- Propriedades Mecânicas
- Condições Superficiais
- Microestrutura
Conheça os outros conteúdo disponíveis no nosso Blog.
Fonte: Treinamento com foco em Laminação – desenvolvido pela equipe de Laminação, Relacionamento com cliente e Marketing da Gerdau Aços Especiais
Fique atento(a) aos artigos e saiba mais sobre Aços Especiais