Qual a diferença entre o aço ASTM-A36 e o aço SAC 350?

Qual a diferença entre o aço ASTM-A36 e o aço SAC 350?

Acesse e saiba qual a diferença entre estes dois tipos de aço e, porque a junção deles pode ser uma boa opção para sua obra.

Gerdau

Publicado em: 08-11-2023

Nas serralherias é comum se deparar com situações em que é fundamental saber a diferenciação entre determinados materiais para, assim, fazer um bom trabalho e atender a expectativa do cliente.


Imagine uma ocasião em que seu cliente solicita a produção de abraçadeiras de tubos, e uma das exigências é que sejam utilizados dois tipos de aço (parte em ASTM-A36 e outra parte em SAC 350). Já que não se sabe a razão pela qual o cliente optou pelo uso desses dois materiais e nem mesmo a circunstância em que as abraçadeiras serão utilizadas, acompanhe abaixo a explicação referente às diferenças entre os dois aços e entenda melhor o porquê dessa escolha.

 

Diferenças entre os tipos de aço


A norma ASTM-A36 especifica um aço estrutural de média resistência ainda muito utilizado em nosso mercado. Por outro lado, o aço denominado SAC 350 corresponde a um aço estrutural de baixa liga e alta resistência mecânica e à corrosão atmosférica. É um aço patinável (assim como o ASTM A588, Cor-Tem, COS-AR-COR, etc.).


Além disso, enquanto o ASTM-A36 é um aço carbono-manganês, o SAC 350 traz uma composição balanceada, complementado por mais três elementos químicos em sua estruturação.

 

Por que escolher esses materiais?


A razão da escolha desses materiais se deve ao controle de corrosão galvânica. Aços patináveis são mais nobres, em termos eletroquímicos, do que os aços estruturais comuns. Quando eletricamente conectados, aços patináveis e aços carbono comuns podem desenvolver uma pilha galvânica, que promove o aumento da taxa de corrosão do componente menos nobre – neste caso, o aço ASTM-A36. Deste modo, o cliente que escolhe o serviço nessas especificações, está eliminando uma fonte potencial de problemas futuros, relativos à durabilidade de seus tubos e abraçadeiras.


Agora que você sabe a diferença entre esses dois materiais, aproveite estas dicas para ampliar seus conhecimentos nos negócios e oferecer o produto que melhor atenda as necessidades no dia a dia. Quanto mais informações relacionadas à sua profissão você souber, melhor é a solução apresentada para seus clientes em algum serviço.