Reciclagem do aço: uma transformação que gera economia e sustentabilidade

Reciclagem do aço: uma transformação que gera economia e sustentabilidade

Saiba mais sobre como é e quais são as vantagens da reciclagem do aço, um processo que movimenta a economia e fomenta a sustentabilidade.


Gerdau

Publicado em: 14-11-2023

O ferro foi descoberto ainda na pré-história.O aço, porém, só foi desenvolvido em 1856, alcançando grande repercussão no meio industrial, uma vez que émais resistentedo que o ferro fundido epode ser produzido em grandes quantidades, servindo de matéria-prima para diversos segmentos.


Podemos encontrar o aço na agricultura (ceifadeiras, colheitadeiras, semeadores, arados, etc.), nos transportes (caminhões, carros, navios, aviões, etc.), na construção civil, na indústria automobilística, em embalagens, aparelhos domésticos e muitas outras utilidades.

 

Reciclagem de aço


A reciclagem de aço remonta à própria história de utilização do metal. Por ser umproduto 100% reciclável, mantém suas propriedades como dureza, resistência e versatilidade, esua sucata pode ser transformada infinitas vezes em um novo aço sem perda de qualidade.


O metalpode ser fabricado a partir da combinação minério de ferro e carvão, aquecidos em alto-forno,ou por meio da reciclagem da sucata de aço, feita em forno elétrico.


Hoje, no Brasil, quase 30% do material fabricado vem do processo de reciclagem. Ainda, segundo o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), os materiais resultantes da produção de aço voltam a ser utilizados na indústria da construção com a pavimentação de estradas, indústria cerâmica, agricultura e, inclusive, na fabricação de cimento e concreto.

 

Qual a importância da reciclagem do aço?


O uso da sucata na fabricação de aço reduz os impactos ambientais, fortalecendo a economia circular. Além disso, na reciclagem do aço, o consumo de energia elétrica chega a ser 80% menor, reduzindo impactos ambientais.


O processo de reciclagem também ajuda na preservação dos recursos naturais, pois evita a extração de matéria-prima, o que reduz ainda as emissões de CO2.

 

Sucateiros e Gerdau: a Força da Transformação


A capacidade de se renovar diante de cenários desafiadores é uma marca da Gerdau, líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro. Anualmente, a empresatransforma milhões de toneladas de sucata ferrosa em novos produtos de aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.


Contudo, a Gerdau não faz isso sozinha.Uma parte fundamental dessa transformação está no trabalho dos sucateiros. É pelas mãos deles que milhares de toneladas de sucata ferrosa chegam às usinas da Gerdau para serem transformadas na matéria-prima que produzirá produtos que chegam às mãos de diversas pessoas.


É também graças ao trabalho de coleta dos sucateiros que o processo de renovação e preservação ao meio ambiente está em constante movimento, diminuindo a quantidade de material depositado em aterros e locais inadequados.


Com tecnologia de ponta e parcerias como a dos sucateiros, a Gerdau tem conseguido ampliar a competitividade das suas operações ao redor do mundo, cujos produtos são comercializados em quase todos os continentes, fazendo parte da vida de milhões de pessoas.