Características e Aplicações do Aço ASTM-A36

Características e Aplicações do Aço ASTM-A36

Saiba mais sobre a norma ASTM-A36, o Aço ASTM-A36 e suas principais aplicações, em comparação com outros tipos de aço. Acesse e confira!


Gerdau

Publicado em: 14-11-2023

As dúvidas mais frequentes entre os profissionais do aço estão relacionadas ao uso do ASTM-A36. Dentre esses questionamentos são abordados desde a comparação com outros tipos de aço até dicas para melhor aplicação em determinado serviço. Antes de citarmos um caso específico, e para você saber um pouco mais sobre essa denominação, vamos defini-la brevemente.

 

O que é ASTM?


ASTM é a abreviação de American Society for Testing and Materials (Sociedade Americana de Testes e Materiais). A Norma ASTM-A36 tem como característica o aço carbono com finalidade de utilização estrutural e em aplicações comuns.


Suas principais aplicações são: estruturas metálicas, em geral, serralheria, passarelas, máquinas e implementos agrícolas e implementos rodoferroviários.


Entre os principais produtos destacam-se as Cantoneiras; Barras Redonda, Chata e Quadrada; e Perfis I, U e T . Inclusive, são produtos que a Gerdau coloca à sua disposição, conforme a sua necessidade.

 

Norma ASTM-A36


O caso que pegamos como exemplo diz respeito à utilização do aço ASTM-A36 para temperaturas de trabalho variando entre 60 e -20°C. Para saber se é possível executar algum serviço nessas condições, daremos como base uma informação mais técnica.


A norma ASTM-A36 prescreve, basicamente, composição química (%C, %Mn, %P, %S, %Si e %Cu) e propriedades mecânicas (limite de escoamento, limite de resistência e alongamento) do aço. A norma não traz requisitos de tenacidade, isto é, ensaio Charpy. Desse modo, o produtor deste aço não se obriga a atender este requisito.


Entretanto, há um item na norma denominado Requisitos Suplementares, que informa sobre a possibilidade de fornecimento deste aço com requisito de tenacidade (p.ex., 27J@-20oC). Estes requisitos suplementares são acordados no momento de compra do produto, entre comprador e produtor. Trata-se de uma característica especial que não está prescrita na norma, e implicará em um acréscimo no preço do produto.


Portanto, ainda que existam diversos tipos de aço, para trabalhos com essas variações de temperaturas é sugerida a utilização de um aço naval ou um aço que atenda a norma ASTM A131 (p.ex., grau DH32).


Eles são tipos de aço desenvolvidos para essa finalidade, e possuem grão fino, forma (e também distribuição e quantidade) de inclusões não metálicas controlada, baixo carbono equivalente (< 0,40%) e requisitos de tenacidade.

 

Aproveite este questionamento para ampliar sua base de conhecimento profissional ou, também, para sanar uma eventual dúvida que você tinha. Esta informação certamente vai agregar mais experiência para o seu trabalho, melhorando o rendimento no seu negócio.