A importância do aço na construção de Brasília

A importância do aço na construção de Brasília

Conheça a história de Brasília e veja como o aço Gerdau foi essencial para a construção de algumas das principais obras da capital do país.


Gerdau

Publicado em: 14-11-2023

Ainda que tenha pouca idade, em comparação com outras cidades do país, Brasília já deixou sua marca na história brasileira. A história de Brasília começou há muito tempo, em 1823 , quando José Bonifácio pensou pela primeira vez em seu nome.

 

Construção de Brasília


O revolucionário, defensor da independência do Brasil, queria a transferência da capital Rio de Janeiro para o centro do país . Muitas foram as discussões envolvidas nesta questão, pois se tratava de uma complexa mudança histórica, política, econômica e social para o Brasil. Mas foi apenas em 15 de março de 1956, que Juscelino Kubitschek , na época Presidente da República, deu vida ao projeto e decidiu erguer a tão sonhada Brasília.


Inaugurada em 21 de abril de 1960, teve como principais nomes para a sua realização: Juscelino Kubitschek e o arquiteto Oscar Niemeyer.


Responsável por projetos reconhecidos no mundo todo, Niemeyer criou as principais construções de Brasília : Congresso Nacional, Catedral de Brasília, Palácio da Alvorada e Teatro Nacional de Brasília, entre outras.


A cidade surgiu com dinamismo e se tornou um exemplo de modernidade e arquitetura inovadora. Mas as inusitadas formas estruturais em concreto não teriam sido possíveis sem a sustentação proporcionada pelo aço .

 

O aço nas construções


Os produtos Gerdau estão presentes em diversas obras da capital federal, como:


- Tribunal Superior do Trabalho – o projeto da Nova Sede do TST é um empreendimento que abrange três prédios, em uma área superior a 95 mil m²;


- Centro de Convenções Ulisses Guimarães (CCUG) - o centro favoreceu o crescimento do turismo de eventos em Brasília. O CCUG é gerenciado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal e ocupa uma área total de 54 mil m²;


- Biblioteca Nacional de Brasília (BNB ) – a instituição é uma referência para aqueles que procuram um ambiente tranquilo, moderno e agradável para pesquisas, leituras e estudos;


- Metrô - o projeto original do metrô de Brasília é composto por 29 estações, das quais 23 estão em operação. Possui, atualmente, uma frota de 20 trens e transporta uma média de 150 mil passageiros por dia. Conta com 42,38 km de linhas em funcionamento.


Mas não foi apenas na construção de Brasília que o aço foi amplamente empregado. Ele teve grande importância para o desenvolvimento de outras cidades , sendo fundamental em estruturas de grande porte como, por exemplo, o Aeroporto de Congonhas, a Eclusa do Rio Tietê e o Rodoanel, em São Paulo; a via expressa Linha Vermelha e a Ponte Rio Niterói, no Rio de Janeiro; e o Aeroporto Internacional do Recife e Rodovia BR232, na capital de Pernambuc o; entre outras.