Treliças e suas Aplicações

Treliças e suas Aplicações

São produzidas a partir de fios de aço CA-60 Gerdau Nervurado, e soldadas em todos os pontos de contato (nós) por caldeamento (resistência elétrica).


Gerdau

Publicado em: 15-09-2024

A treliça é um elemento espacial que serve para proporcionar estabilidade e resistência às estruturas. Sua função principal é de suportar e distribuir as cargas de flexão em lajes, vencendo grandes vãos e permitindo a criação de elementos mais leves e eficientes.


Características técnicas


As treliças são compostas pelos seguintes elementos: banzo superior, banzo inferior, diagonal (ou senoide) e pelos nós, pontos de conexão entre todos esses elementos, que recebem a maior carga de esforços.



São produzidas a partir de fios de aço o CA-60 Gerdau Nervurado, e soldadas em todos os pontos de contato (nós) por caldeamento (resistência elétrica). Prezando o alto padrão de qualidade e com o foco em segurança, a Treliça Gerdau possui a certificação voluntária de conformidade da ABNT seguindo o estabelecido na norma ABNT NBR 14.859-3 - Lajes pré-fabricadas de concreto Parte 3: Armadura treliçadas eletrossoldadas para lajes pré-fabricadas — Requisitos.


Aplicação


Lajes pré-moldadas e pré-fabricadas treliçadas
 

As lajes pré-fabricadas de concreto consistem em vigotas treliçadas de concreto intercaladas com elementos inertes em conjunto a uma capa de concreto. Esse sistema é chamado de laje nervurada unidirecional. Essas lajes possuem grande capacidade de carga possibilitando vencer grandes vãos. O modelo estrutural é composto por uma treliça espacial em aço, com banzos paralelos e nós rígidos, concreta em sua porção inferior.  Os elementos inertes podem ser blocos de cerâmica ou de EPS (isopor).



A laje treliçada autoportante (que sustenta a própria carga, sem a necessidade de elementos de apoio) é utilizada nos casos em que a obra a ser executada exige a eliminação total ou parcial do uso de escoramentos possuindo, por isso, uma rigidez muito maior em sua estrutura do que nas elaborações comuns para esta cobertura delimitada.
 


 

Mini painéis treliçados


Mini painéis são uma tipologia de laje pré-fabricada e assemelha-se às lajes treliçadas, contanto, neste caso, utiliza-se apenas as vigotas de concreto com armação treliçadas em largura superior aos casos anteriores, que então, são instaladas lado a lado.



Espaçador de armaduras e barras de transferência em lajes e pisos
 

As treliças são um possível substituto aos caranguejos de aço quando aplicadas como um espaçador, nesse tipo de aplicação, o material não exerce função estrutural.


A substituição dos caranguejos pela treliça gera grande produtividade na obra, maior facilidade na execução, melhora a estabilidade da armadura negativa e possui custo competitivo em relação aos caranguejos.



Usos Irregulares



  • Treliças não devem ser utilizadas para execução de pilares, vigas ou estacas. Tais utilizações não estão aderentes às especificações das normas ABNT NBR 6118 e ABNT NBR 6122.
  • Pilares deve ter ao menos uma barra em cada extremidade da seção e no mínimo 4 barras. Já em estacas, o mínimo seriam 6 barras.
  • No caso das vigas, a área de aço fornecida pela treliça não atende ao mínimo solicitado nem para casas unifamiliares de um pavimento.
     

A Gerdau possui as colunas prontas, que são uma alternativa para a aplicação em vigas, pilares, muros, vergas e contravergas.


A treliça é um produto seguro e eficiente, desde que aplicado adequadamente e tenha origem certificada. Produtos não certificados podem usar barras e fios de diâmetros não normalizados (intermediários), sem garantia de qualidade nos pontos de solda e muitas vezes com os fios que a compõem  “desbitolados” (com diâmetro real abaixo do mínimo exigido por pela norma ABNT NBR 7480 que o nominal). Apesar da aplicação, utilize sempre produtos certificados, pois é a única forma de garantir uma estrutura segura.


Para maiores informações sobre treliças e outros produtos Gerdau, consulte nosso catálogo da Construção Civil.