Detalhe de emenda por traspasse

Emendas de vergalhões eficientes

Como emendar dois vergalhões de forma segura e eficiente

Mauricio Martins

Publicado em: 05-08-2025

O aço é empregado em estruturas de concreto armado como armadura de reforço, e é responsável por garantir resistência à tração e ductilidade aos elementos de concreto armado em geral.

Seu papel na segurança de uma estrutura é fundamental, portanto sua montagem e sua armação precisam de uma atenção especial.


Por que as estruturas empregam emendas?

Emendas são comuns em todas as estruturas de concreto armado atualmente, seja por etapas de construção, como os pilares e os elementos verticais, seja pela questão de limitação de comprimento, com peças maiores de 12m, ou com taxas de armadura elevadas, que restringem o transporte horizontal e vertical no canteiro.


Do ponto de vista de projeto, as vigas contínuas apresentam desempenho superior em relação às vigas biapoiadas, pois suavizam tanto os Estados Limites de Serviço (ELS) quanto os Estados Limites Últimos (ELU), resultando em menor consumo de materiais.


Sendo elementos lineares que, por vezes, atingem grandes comprimentos, é comum que as vigas exijam soluções de detalhamento que garantam a continuidade das armaduras. Nesses casos, especialmente em vigas de transição ou com alta densidade de armadura, a utilização de emendas mecânicas por luvas se mostra uma alternativa eficiente. Elas facilitam a execução, evitam sobreposição excessiva de barras e contribuem para uma obra mais racional e limpa. Além disso, melhoram a qualidade da concretagem, reduzindo a chance de patologias como vazios e “bicheiras” e reduzem a qualidade total de aço utilizada na estrutura.


Vale lembrar que as emendas são essenciais na eficiência do concreto armado. A armadura precisa carregar os esforços ao longo de toda a sua extensão até a fundação. Então a transferência de esforços nas ligações e conexões é muito importante para o correto funcionamento do modelo estrutural.


Quais os tipos de emendas normalmente empregadas?

Pela NBR 6118:2023, temos os seguintes tipos de emendas:


  • por traspasse
  • por luvas com preenchimento metálico, rosqueadas ou prensadas
  • por solda
  • por outros dispositivos devidamente justificados


Vamos agora abordar os principais tipos de emendas empregados no Brasil:


TRASPASSE

A forma de emendarmos vergalhões mais comum é o traspasse, ou seja, a sobreposição de um comprimento específico e amarração desse trecho sobreposto com arame recozido. Essa técnica, apesar de ser a mais comum, não garante uma transferência eficiente de cargas, e precisa do concreto na região para otimizar essa conexão. Além disso, precisa de cuidado na sua instalação, o que requer habilidade do time de armação, e alguns pontos de arame recozidos adicionais neste trecho.



SOLDA

A solda oferece um acoplamento seguro e eficiente, desde que bem executada, com técnica, materiais e equipamentos adequados. A solda exige uma mão de obra treinada e capacitada, e boas condições de operação, o que nem sempre conseguimos nos canteiros de obra.


EMENDAS MECÂNICAS

Uma forma eficiente de emendar duas barras é com o uso de emendas mecânicas. Existe uma variedade de tipologias, como as prensadas, as rosqueadas cônicas, as planas ou as soldadas.


Cada tipologia possui sua especificidade, valendo sempre saber com o fornecedor quais as características básicas da emenda.

Sempre é importante ter em mente que uma emenda precisa ser:


  • de fácil aplicação;
  • segura para acoplamento em campo;
  • com garantia de eficiência (no caso da preparação das barras, fresa, como nas etapas de acoplamento que exigem mão de obra especializada ou equipamentos específicos).


As emendas mecânicas podem ser utilizadas em qualquer elemento estrutural que exija a continuidade dos vergalhões, sendo especialmente vantajosas em regiões com limitações geométricas ou quando se busca maior racionalização no processo executivo. As luvas, por sua vez, garantem que os vergalhões foram conectados de maneira adequada, com segurança e qualidade.


Fique atento aos próximos conteúdos da Gerdau e da Linxion, quando abordaremos com mais detalhes os tipos de emendas mais seguros e adequados para a sua obra!


Acompanhe as últimas tendências e novidades!

Assine e esteja sempre atualizado com nossos novos conteúdos.

* Campos obrigatórios
CAPTCHA