Declaração Ambiental de Produto (DAP): definição e importância
Saiba o que são Declarações Ambientais de Produto (DAP), sua importância e como elas contribuem para a sustentabilidade e transparência na construção civil. Confira nosso guia completo!
No atual cenário de conscientização ambiental, consumidores e empresas buscam compreender e minimizar o impacto ambiental dos produtos que utilizam e produzem. Nesse panorama, as Declarações Ambientais de Produto (DAP), também conhecidas como Environmental Product Declarations (EPD), surgem como ferramentas essenciais, permitindo a medição e o informe do impacto ambiental dos produtos, bem como a busca pela sua redução.
O que são Declarações Ambientais de Produto?
As Declarações Ambientais de Produto (DAP) são documentos que fornecem informações detalhadas e verificadas sobre o impacto ambiental de um produto ao longo de seu ciclo de vida. Elas são baseadas em Avaliações do Ciclo de Vida (ACV), que analisam desde a extração das matérias-primas até o descarte final do produto. No setor siderúrgico, essas declarações abrangem desde a extração do minério de ferro, coleta de sucata, passando pelo processo de fabricação do aço, até o transporte, uso e descarte final dos produtos siderúrgicos. Trata-se, portanto, de uma rotulagem ambiental extremamente avançada e criteriosa.
O selo EPD (Environmental Product Declaration) segue uma metodologia padronizada e é baseada em normas internacionais, como a ISO 14025, e é reconhecido pelo The International EPD® System, um programa global de certificação que define os requisitos técnicos e procedimentos necessários para a elaboração de EPDs e garante a credibilidade e consistência das informações fornecidas.
Importância da Declaração Ambiental de Produto
-
Transparência e Credibilidade: As DAP fornecem informações padronizadas e verificáveis, permitindo que consumidores e empresas façam escolhas mais informadas e responsáveis.
-
Comparação entre Produtos: Como seguem normas padronizadas, as DAP permitem comparar o desempenho ambiental de produtos semelhantes de diferentes fabricantes (desde que dentro dos mesmos critérios de limites e de equalização de base de dados).
-
Melhoria Contínua: Empresas podem usar as DAP para identificar pontos de melhoria em seus processos e produtos, promovendo inovações mais sustentáveis.
Componentes da Declaração Ambiental de Produto
Uma Declaração Ambiental de Produto geralmente inclui:
-
Descrição do Produto: Informações sobre o que é o produto, processo produtivo, suas aplicações e características principais.
-
Resultados do estudo de Análise de Ciclo de Vida: Dados quantitativos sobre os impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto, como emissões de gases de efeito estufa, consumo de água, energia, entre outros.
-
Informações Adicionais: Detalhes sobre a metodologia utilizada, verificadores independentes e a validade das informações.
Alguns exemplos de Impactos Avaliados
- Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE): Quantidade de CO2 equivalente emitida durante a produção, uso e descarte do produto, dado pelo indicador “Potencial de aquecimento global”.
- Consumo de Recursos Naturais: Água, energia (primária, renovável e não renovável) e matérias-primas utilizadas.
- Produção de Resíduos: Quantidade e tipo de resíduos gerados ao longo do ciclo de vida do produto.
Benefícios para os Consumidores
As DAP são instrumentos valiosos para avaliação e mitigação de impactos ambientais, direcionando a tomada de práticas mais sustentáveis. Para os consumidores representam uma ferramenta poderosa para:
- Tomada de Decisão Consciente: Escolher produtos com menor impacto ambiental.
- Redução de Pegada Ecológica: Contribuir para a diminuição das emissões de GEE e uso de recursos naturais.
- Promoção de Práticas Sustentáveis: Incentivar empresas a adotarem práticas mais ecológicas a fim de reduzir os impactos gerados.
- Vantagem Competitiva: Atrair clientes conscientes e atender mercados regulados através da promoção de produtos com menor impacto ambiental.
- Conformidade Regulamentar: Atender às exigências de regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas.
DAPs de produtos Gerdau
As Declarações Ambientais de Produto (DAPs ou EPDs) são fundamentais para um futuro mais sustentável, e a Gerdau é referência na obtenção desses certificados nos segmentos de Construção Civil, Torres Eólicas, Painéis Fotovoltaicos, Indústria Naval, Máquinas e Equipamentos, Implementos Agrícolas e Rodoviários e Tubos, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, transparência e inovação.
Em junho de 2023, a Gerdau lançou 13 EPDs, referentes a vários produtos essenciais do segmento, tais como vergalhões CA-50 e CA-60, incluindo vergalhão cortado e dobrado, telas, treliças, bobinas laminadas a quente, chapas grossas e perfis estruturais. Com isso, nos tornamos a única empresa brasileira com Declaração Ambiental de Produto indo até a etapa de Corte Dobra. Oferecemos 100% de rastreabilidade do produto, desde a corrida do aço, ainda na aciaria, até o estribo que é entregue pelas unidades de corte e dobra no canteiro de obra.
Referências Bibliográficas:
-
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 14025: Rótulos e declarações ambientais - Declarações ambientais de Tipo III - Princípios e procedimentos, 2015.
-
EPD Brasil, Folheto Declarações Ambientais de Produtos. Disponível em: https://www.epdbrasil.com.br/_files/ugd/d1ee6d_a9a2ba5d167140c793087c4d2b245379.pdf