AÇO – Uma revolução na história da humanidade
Você já se perguntou como surgiu o aço? Esse material, que é a matéria-prima da Gerdau, revolucionou a construção civil, a indústria como um todo e a vida cotidiana, tem uma história fascinante.
Sua origem está ligada ao desenvolvimento da metalurgia e à busca por materiais mais resistentes e versáteis, como os aços especiais que a Gerdau oferece hoje. Com características físicas e metalúrgicas específicas para aplicações de alta exigência mecânica, os aços Gerdau são fundamentais para a cadeia automotiva, por exemplo, sendo utilizados em autopeças e sistemas de veículos leves, pesados e também máquinas agrícolas. E a versatilidade deles permite que atendam também a outros mercados relevantes, como os de óleo e gás, energia eólica, máquinas e equipamentos, mineração e ferroviário, entre outros.
Mas para entender melhor todo esse processo, precisamos voltar alguns milhares de anos no tempo. Por isso, a partir de agosto, vamos contar aqui no nosso blog a trajetória desse metal, desde a sua descoberta até as projeções para o futuro. Passando, é claro, pelos produtos fabricados pela Gerdau, que ajudam a transformar nosso país na potência que é.
Se você, assim como nós, é um apaixonado por esse metal – ou apenas um curioso – vai gostar de saber o que vem por aí nas próximas semanas:
- As primeiras descobertas: a Mesopotâmia teve um papel crucial no desenvolvimento inicial da metalurgia e criou as bases que permitiriam o surgimento do aço. Vamos relembrar esse momento da história. Lá surgiram os primeiros ferreiros – e devemos muito a eles.
- O segredo do aço: claro que um bom aço tem seus segredos. Vamos te contar como as descobertas de novos processos tornaram o metal cada vez mais aprimorado.
- As revolução industriais: sabe como teve início a produção em massa do aço? A gente te conta aqui como o aço substituiu o ferro durante a Segunda Revolução Industrial.
- O século XX: o aço, como tudo na vida, está sempre em aprimoramento. Assim, ele se torna cada vez mais eficiente e diversificado. Aqui vamos contar como isso é possível.
- O impacto na sociedade: o aço transformou a sociedade moderna. Já parou para pensar em quantos segmentos da nossa vida o aço se faz presente?
- O futuro: prever o futuro da humanidade não é nossa habilidade, mas projetar as inovações que o aço pode ter e como elas podem impactar positivamente a nossa vivência por aqui, sim. O futuro do aço parece tão brilhante quanto o próprio metal quando recém-saído da forja. Vamos te contar como.
E aí, animados para embarcar nessa jornada com a gente?
Fique atento(a) aos demais artigos da série!