Diferenças entre Solda TIG, MIG e Eletrodo Revestido
Você sabe qual a diferença entre a solda TIG, a solda MIG/MAG e a solda Eletrodo Revestido? Acesse e saiba mais sobre estes processos de soldagem.
No dia a dia dos profissionais do aço é comum surgirem dúvidas relacionadas à utilização de determinado tipo de solda. Para você conhecer ainda mais sobre esse processo essencial para os serviços, falaremos sobre as soldas TIG, MIG/MAG e eletrodo revestido (soldagem a arco elétrico) e a viabilidade de aplicação em treliças, perfil I e outras estruturas pesadas.
Os três processos permitem a soldagem nesses materiais, porém, utilizam equipamentos diferentes e também apresentam uma produtividade distinta. Para você saber qual a melhor opção, vamos detalhar cada uma dessas soldas.
O que é o processo de solda TIG?
É um processo de solda manual que utiliza uma máquina de solda (retificadora) com alta frequência para abertura do arco, gás de proteção (argônico) e tocha.
Importante: em função da utilização do gás de proteção para proteger a poça de fusão contra contaminação do oxigênio, o processo só pode ser realizado em local fechado.
A TIG é utilizada principalmente para soldagem de tubulações, e é um processo pouco produtivo. O material recomendado para utilização é a vareta TIG com especificação ER70S-3, conforme norma AWS A5.18.
O que é o processo de solda MIG (ou MAG)?
Neste caso o processo é semiautomático, mas pode ser facilmente automatizado e robotizado. Assim como a TIG, também utiliza uma máquina de solda retificadora, um cabeçote de alimentação do arame e gás de proteção.
Aqui também destacamos a importância do processo ser realizado somente em local fechado devido à utilização do gás de proteção para proteger a poça de fusão contra contaminação do oxigênio.
A solda MIG apresenta alta produtividade em razão da alimentação contínua do arame, e não há necessidade de parar o processo de solda. Por conta das bitolas dos arames, é possível soldar materiais de várias espessuras com boa qualidade no resultado. Material para utilização: arame com especificação ER70S-6, conforme norma AWS A5.18.
O que é o processo de solda Eletrodo Revestido?
Com processo manual, utiliza máquinas de solda (transformador para eletrodo E-6013) e retificador (para eletrodos E-6010, E-7018).
A solda eletrodo revestido pode ser utilizada em qualquer ambiente e seu processo oferece baixa produtividade, pois há a necessidade de paralisação do processo de soldagem para troca de eletrodo.
Qual a diferença entre Solda MIG, Solda TIG e Eletrodo Revestido?
A diferença entre a Solda MIG e a Solda TIG é que, enquanto o processo de soldagem da MIG é semiautomático e pode ser facilmente automatizado, o processo da solda TIG é manual. Porém, ambos utilizam máquina de solda retificadora e gás de proteção; por isso, devem ser feitos em local fechado.
Já o eletrodo revestido é um processo também manual, mas que pode ser feito em qualquer ambiente, já que não utiliza gás de proteção. Mas ele oferece baixa produtividade, em comparação com a Solda MIG e TIG.
Qual a melhor: Solda MIG, Solda TIG ou Eletrodo Revestido?
A melhor escolha entre as opções dependerá da sua necessidade.
- A solda TIG oferece menor custo-benefício em razão da produtividade e valor do equipamento;
- A solda MIG vai resultar em um aumento na produtividade, porém, maior dificuldade de locomoção dos equipamentos e impossibilidade da realização de soldagem em locais externos;
- O eletrodo revestido é mais indicado para situações em que há a necessidade de locomoção dos equipamentos e soldagem em locais externos.
Em relação à qualidade da solda em treliças, perfil I e outras estruturas pesadas, os processos TIG e MIG devem atender bem as expectativas.
A Gerdau possui em seu portfólio uma linha de produtos para solda que certamente atenderá suas necessidades. Veja a descrição dos produtos.
Lembrando que um bom trabalho de soldagem começa com a sua segurança. Antes de manusear qualquer aparelho, utilize sempre equipamentos de segurança: máscara de respiração em caso de soldagens em ambientes sem ventilação, máscara com filtro para proteção contra radiação, avental, sapatos e touca de proteção.