
Barra Redonda 1045 Usinagem Gerdau: Maior performance e aumento de produtividade
Os aços carbono comerciais (como SAE 1020 e SAE 1045) são amplamente utilizados devido à sua disponibilidade no mercado, baixo custo e facilidade de conformação.
Porém em alguns processos, quando o objetivo é aumentar a produtividade na usinagem (reduzindo o desgaste de ferramentas, tempo de processamento e custos) faz-se necessário recorrer a aços especialmente desenvolvidos para usinagem.
Esses aços para usinagem contêm aditivos específicos (como enxofre, fósforo por exemplo) que melhoram o comportamento do material durante o processo de corte, sem comprometer significativamente outras propriedades mecânicas.
O Enxofre (S): forma inclusões que lubrificam o corte → melhora a usinabilidade.
O Fósforo (P): melhora a formação de cavaco e acabamento superficial.
A adição desses elementos no aço permite cortes suaves, com baixa resistência ao cisalhamento e proporciona menor desgaste das ferramentas, menos aquecimento e maior velocidade de corte.
Pensando nisso a Gerdau desenvolveu o Aço 1045 Usinagem Gerdau. Um aço comercial, mas ajustado tecnicamente para conferir melhor desempenho no processo de usinagem. Conheça as principais vantagens desse aço em relação ao tradicional 1045:
Alta produtividade: menor tempo de corte e trocas de ferramentas.
Cavacos curtos e controláveis: ideal para processos automatizados.
Melhor acabamento superficial: ideal para peças com exigência visual ou dimensional.
Redução do desgaste da ferramenta.
Esse aço pode ser encontrado principalmente no nosso portfólio de barras redondas laminadas e trefiladas como também em outros produtos (sob consulta). Aproveite para conhecer e testar esse novo lançamento.
Ainda falando de barras comerciais, a Gerdau trabalha com uma gama enorme de bitolas de barras laminadas redondas indo de 3/8” (9,5mm) até 4.1/16” (103,2mm). Esses materiais podem ser produzidos nos aços 1020 ou 1045 e são destinados para diversas aplicações/processamentos (tais como trefilação, usinagem, forjaria, etc).
Atualmente em um processo de desenvolvimento e ampliação desse portfólio já extenso, a Gerdau lança uma importante ampliação, indo até a bitola de 5” (127mm).
Essas barras laminadas são produzidas com matéria prima de excelente qualidade, garantindo uma taxa de redução superior a 3x, os critérios de qualidade vão além da composição química básica, isso porque, em peças de grande seção, surgem desafios como macrosegregação, tensões internas, e heterogeneidade microestrutural, que afetam diretamente a usabilidade industrial dessas barras — principalmente para usinagem, conformação ou aplicação estrutural crítica.
Em breve teremos novidades, acompanhe a Gerdau mais!