Gerdau na Construção do Floripa Airport

O Aço Gerdau na construção do Floripa Airport

Saiba mais sobre como foi a participação dos Aços Gerdau na construção do Floripa Airport (SC). Uma obra 100% industrializada e que já ganhou prêmios.

Gerdau

Publicado em: 06-12-2023

Você sabia que o Aço Gerdau está presente em um dos mais modernos aeroportos do Brasil? O Floripa Airport, localizado em Florianópolis (SC), é uma grande obra de infraestrutura com 50.000 m² construída com aproximadamente 4.500 toneladas de Aço Gerdau.

 

construção do terminal internacional de passageiros e do Boulevard 14/32, que é o centro comercial e de lazer do aeroporto, foi realizada utilizando um sistema 100% industrializado, onde a agilidade na fabricação e montagem da estrutura metálica resultou na entrega em prazo recorde. O empreendimento do grupo Zurich Airport contou com projeto arquitetônico da Biselli Katchborian e JA8 Arquitetura Viva, fornecimento da estrutura em aço pelo fabricante Medabil e execução da obra pela construtora Racional Engenharia.

 

Os bastidores da transformação do Floripa Airport

O salto do Floripa Airport de um aeroporto regional para um destaque internacional não foi apenas uma expansão, mas sim a construção de um projeto completamente novo. A abordagem inovadora para a edificação do terminal internacional de passageiros e do Boulevard 14/32 revela a dedicação em oferecer a melhor experiência ao viajante.

 

No coração dessa metamorfose está o cuidadoso planejamento arquitetônico. A escolha estratégica da estrutura metálica, simplificou a construção, utilizando padronização de perfis e evitando variações excessivas de peças. Com aproximadamente 4.500 toneladas de Aço Gerdau, a obra de 50.000 m² foi realizada de maneira 100% industrializada.

 

eficiência foi uma prioridade desde o início, refletindo não apenas no aspecto financeiro, mas também em economias mais subjetivas. A cobertura em forma de asa, um destaque arquitetônico, foi concebida com treliças simples que vencem o vão maior no saguão de check-in, uma síntese de inovação e funcionalidade.

 

A escolha de subsistemas industrializados facilitou a compatibilização e a integração metálica, permitindo a execução das instalações "a seco", sem a necessidade de quebrar nada. Esse cuidado minucioso não apenas acelerou o processo construtivo, mas também contribuiu para a elevação da qualidade percebida pelo passageiro.

 

Boulevard 14/32, um projeto idealizado e construído em impressionantes 3 meses, destaca-se como uma prova tangível da eficácia da estrutura principal em aço. O uso da estrutura metálica não apenas acelerou a construção, mas também contribuiu para o recorde de entrega da obra em apenas 15 meses de execução.

 

Esse projeto inovador é mais do que uma infraestrutura aeroportuária; é um testemunho da visão e comprometimento com a excelência, transformando a jornada do passageiro em uma experiência única e marcante. Por isso, o reconhecimento não demorou a chegar, com o Floripa Airport conquistando por duas vezes o título de melhor aeroporto do Brasil pela SAC. 

 

Temos muito orgulho de fazer parte dessa obra inovadora que certamente é um marco para a construção civil brasileira. Veja mais detalhes de como a escolha do aço como principal elemento construtivo fez toda a diferença em termos de qualidade e eficiência.

Matérias relacionadas