Casa Cigarra

Casa Cigarra - soluções construtivas em aço

Leia sobre um dos mais ousados projetos arquitetônicos que une modernidade e natureza utilizando soluções em aço Gerdau, a Casa Cigarra.

Gerdau

Publicado em: 06-12-2023

As soluções construtivas em aço Gerdau permitem tirar do papel os mais ousados projetos arquitetônicos, como a Casa Cigarra, uma edificação moderna e integrada à natureza localizada em Porto Feliz (SP). Desenvolvida pelo escritório de arquitetura FGMF e pelo escritório de projeto estrutural GAMA Z Engenharia, a obra se destaca pelo pavilhão de estrutura metálica e vidro sobre a base de concreto. 

 

O projeto incorpora avanços significativos, como um impressionante balanço de 13 metros atirantado, integrando-se de forma harmoniosa à natureza circundante com uma notável simplicidade estrutural. O uso estratégico dos perfis laminados da Gerdau, aliado a materiais como vidro e concreto, não apenas proporcionou benefícios estruturais e estéticos, mas também ofereceu flexibilidade, agilidade na montagem, eficiência na limpeza do canteiro de obras e redução de resíduos. 

 

Além disso, a inovação do projeto é evidente na escolha do aço ASTM A572 grau 50, na aplicação de ligações soldadas que garantem uma construção robusta, e na utilização de uma treliça de vão que possibilita até 13 metros. Este é um exemplo claro do reflexo direto do processo de industrialização da construção civil, onde a flexibilidade do sistema em aço se traduz em liberdade arquitetônica e plástica

 

O estudo preliminar abrangeu cuidadosamente a tensão e tração do aço, resultando em soluções estruturais potencialmente interessantes que contribuem para a singularidade e beleza da Casa Cigarra. Este projeto é uma fonte de orgulho para todos os envolvidos, representando a excelência na confluência entre inovação, planejamento estratégico e industrialização na construção civil.

 

Assista ao vídeo completo em nosso canal do YouTube:

Matérias relacionadas