Montagem das Armaduras de Estruturas de Concreto Armado

Os Manuais de Boas Práticas que você já conhece, agora num só lugar

Larissa Arakawa Martins

Jorge Nakajima

Publicado em: 18-02-2025

A ideia da elaboração dos Manuais de Boas Práticas – Montagem das Armaduras de Estruturas de Concreto Armado surgiu a partir de extenso estudo, diálogo e colaboração entre seus autores. De um lado, os autores Jorge Nakajima e Larissa Arakawa Martins já vinham compilando e divulgando seus conhecimentos e experiências sobre o assunto por meio de materiais didáticos, palestras e capacitações em nome da França e Associados Projetos Estruturais; de outro, Maurício Silveira Martins, com um olhar atento ao mercado da construção civil e nos desenvolvimentos e pesquisas relacionadas a produtividade e durabilidade, como especialista na Gerdau, viu potencial na iniciativa e uma grande convergência de propósitos entre os três autores.


Unindo a vasta experiência da França e Associados Projetos Estruturais e da Gerdau, e a vontade dos autores e empresas de impactar positivamente a capacitação da mão de obra das construções brasileiras, nasceu esta iniciativa de sucesso.


Após a repercussão positiva e a aceitação do Volume 1 do Manual no meio técnico e acadêmico, o material foi complementado com mais tópicos em seu Volume 2. Ver este material servindo de apoio e de bibliografia nos quatro cantos do Brasil, incluindo em suas universidades, mostra a relevância do tema, e reforça que o Manual realmente veio preencher uma lacuna de conhecimento até então.


O concreto armado, um sistema construtivo tão difundido e comum no país, requer cuidados e atenção na montagem das suas armaduras para que o conjunto desempenhe adequadamente suas funções. Tais estruturas devem proporcionar estabilidade e durabilidade para nossas casas, obras de arte e infraestruturas (pontes ou viadutos, por exemplo).


No entanto, as estruturas da atualidade estão mais complexas. Temos hoje novas formas de conceber projetos, com elementos estruturais de concreto armado que, ao evoluírem, trazem mais complexidade à montagem de suas armaduras. Sanar as dúvidas e dar subsídios técnicos para que a obra arme com qualidade é um dos propósitos mais importantes dos Manuais.


Os volumes dos Manuais contemplam detalhes de diversos elementos construtivos em concreto armado em edificações, como:


  • Lajes
  • Vigas
  • Pilares
  • Blocos de coroamento
  • Sapatas
  • Elementos estruturais de fundação
  • Reservatórios e Piscinas
  • e Escadas

Os Manuais também trazem informações importantes sobre os materiais construtivos e pontos críticos em relação ao seu cuidado, como:


  • Dicas para a proteção de barras de espera
  • Noções básicas de inspeção de armaduras
  • Conceitos para maximizar a durabilidade
  • Conceitos básicos de corrosão e formas de prevenção
  • e cuidados na execução das estruturas

Vale ressaltar que, após os Volumes 1 e 2, lançamos uma versão Guia de Bolso para facilitar o manuseio dos Manuais nos canteiros-de-obra. Em um formato reduzido e resumido, o Guia de Bolso visa orientar sobre a montagem e as questões de durabilidade dos três elementos mais frequentes nas estruturas de concreto armado em edificações hoje: pilares, vigas, lajes.


Todos estes volumes e versões, com endosso de colegas da construção civil, estão agora disponíveis gratuitamente nesta página.


Acesse este material e desfrute deste acervo técnico relevante, que reúne o que temos de melhor em termos de armação e durabilidade.

Acompanhe as últimas tendências e novidades!

Assine e esteja sempre atualizado com nossos novos conteúdos.

* Campos obrigatórios
CAPTCHA