Emenda por solda para vergalhões
Descubra tudo sobre emenda por solda para vergalhões. Aprenda técnicas, vantagens e melhores práticas para garantir estruturas seguras e duradouras. Leia agora!
A emenda por solda é uma das soluções para armação permitidas dentro das normas NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto e NBR 14931 – Execução de estruturas de concreto - Procedimento. Mesmo sendo um método ainda pouco utilizado pela necessidade de boa precisão durante sua execução e mão de obra qualificada, é uma solução que substitui a amarração das armaduras de aço com arame, de custo relativamente baixo, boa produtividade e agrega qualidade à armação.
Soldabilidade nos Vergalhões
As especificações dos critérios de soldabilidade são descritos na norma NBR 7480 – Aço destinado a armaduras para estruturas de concreto armado - Especificação. Nela, temos os requisitos de composição química e de carbono equivalente máximo permitido nas barras e fios para garantir soldabilidade adequada. o. Todos os vergalhões da linha Gerdau GG 50, GG 70, CA-60 e CA-25 possuem composição química adequada e rigorosamente controlada para atender à especificação de barras e fios com excelente soldabilidade.
Processos de Soldagem Aplicáveis
Os tipos de solda utilizados são:
- Com metais de deposição (MIG, eletrodo e eletrodo revestido): A Gerdau possui em seu portfólio diversos eletrodos revestidos e soldas MIG que atendem as mais variadas aplicações. Os indicados para a emenda de vergalhões são o eletrodo revestido EG E7018, que possui ótima penetração e resistência. Possuímos também o arame MIG, que atende às normas AWS A5.18 e ASME SFA5.18.
- Caldeamento: É o processo de soldagem de duas peças metálicas, em geral de aço, por meio de aquecimento e choque mecânico. As peças são aquecidas, e as partes que serão soldadas devem chegar à temperatura próxima de seu ponto de fusão.
- Eletrofusão: É um processo que aplica uma tensão elétrica nos vergalhões, aquecendo e fundindo as barras, gerando uma conexão de extrema resistência. É o processo utilizado para a produção das telas e treliças Gerdau.
Ponto de atenção: Nas emendas por caldeamento (ou pressão), as extremidades devem ser planas e normais aos eixos, e nas emendas com eletrodos devem ser chanfradas, devendo-se limpar cuidadosamente as superfícies. O corte com serra de disco ou manual é suficiente.
Os tipos de emendas com solda comumente empregados nos vergalhões são:
- Sobreposta (com material de deposição): Aplicada para transpasses e prolongamento das barras de espera.
- Justaposta (com material de deposição): Alternativa à sobreposta para projetos que não permitem transpasse das barras.
- Em cruz (cruzeta): Utilizada para a montagem de armaduras de aço, fornecendo elevada rigidez ao conjunto.
- De topo (caldeamento ou com metal de deposição): Utilizada para emendas de barras de armaduras que são preparadas no local de uso ou em central de amarração.
Lembre-se de sempre realizar a limpeza da superfície dos vergalhões com escovas de aço, esmerilhadeira ou líquidos removedores antes da solda. Após o resfriamento, a escória sobre o cordão de solda deve ser removida com picadeiras ou escovas de aço.
Cale reforçar que a solda deve ser sempre realizada por equipe capacitada. Para mais detalhes sobre cada tipo de emenda por solda e os cuidados necessários, consulte o nosso Guia de Emendas por Solda para Vergalhões.
Referências Bibliográficas:
-
WAINER, Emilio e BRANDI, Sérgio Duarte e MELLO, Fabio Decourt Homem de. Soldagem : processos e metalurgia. . São Paulo: Edgar Blucher , 1992
-
SANTOS, Carlos E. F. Processos de Soldagem – Conceitos, equipamentos e normas de segurança, São Paulo: Erica, 2018
-
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2018.
-
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14931: Execução de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro, 2023.