Siderurgia – Rotas na Produção do aço

Siderurgia – Rotas na Produção do aço

No ramo industrial, a siderurgia é verdadeiramente uma arte da metalurgia. É o processo incrível de transformar matérias-primas como minério de ferro ou sucata em produtos de aço, ferro e peças de metais


Gerdau

Publicado em: 25-03-2024

No ramo industrial, a siderurgia é verdadeiramente uma arte da metalurgia. É o processo incrível de transformar matérias-primas como minério de ferro ou sucata em produtos de aço, ferro e peças de metais


Conheça como essa transformação acontece: A energia e o calor se unem para moldar o futuro da indústria.


Onde tudo começou


Temos como referência a cidade de Anatólia por volta de 2000 A.C - conheça um pouco dessa história no post Início da Fabricação do Aço.


As Etapas ou Rotas de Produção do Aço


A Siderurgia é um setor fascinante. É possível categorizar as usinas siderúrgicas em dois principais tipos: as integradas e as semi-integradas.


  • Usina Integradas são verdadeiros complexos, nos quais todas as etapas do processo ocorrem em uma planta industrial. A extração das matérias-primas até a produção final de aço e outros metais, cada fase é cuidadosamente coordenada e otimizada para garantir eficiência e qualidade

O Processo constitui três fases básicas (redução, refino e laminação); participam de todo o processo produtivo e produzem aço.


  • Usina Semi-Integrada: Trata-se de uma usina siderúrgica que utiliza forno elétrico a arco para produção aço novo a partir principalmente de sucata.

Independentemente do tipo de usina, a Siderurgia é uma indústria vibrante e essencial para o desenvolvimento de diversos setores da economia. É a união de conhecimento, tecnologia e trabalho árduo que possibilita a criação de materiais de alta qualidade e durabilidade, impulsionando o progresso em todo o mundo.


Conheça o Instituto que representa as empresas brasileiras produtoras do aço:  INSTITUTO AÇO BRASIL.


Imagem ilustrativa da Usina Integrada


Processos de Fabricação


Imagem ilustrativa da Usina Semi- Integrada - Processos de Fabricação


USINAS - GERDAU AÇOES ESPECIAIS


No Brasil, o segmento de Aços Especiais da Gerdau é composto por três Usinas, localizadas nas cidades de Charqueadas no Rio Grande do Sul, Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba em São Paulo.

As três usinas possuem a Rota Usina Semi-Integradas tendo a sua principal matéria prima a Sucata.


A Sucata: Principal matéria prima utilizada nas Usinas Semi-integradas


  • Sucata de aço é uma das matérias-primas mais importantes da indústria siderúrgica. Tem origem em produtos que contém aço e chegam ao fim de vida útil (sucata pós-consumo): estruturas metálicas; veículos, embalagens, produtos de linha branca e maquinários, e perdas do processo de fabricação siderúrgico (sucata pré-consumo).

Conteúdo produzido pela área: Marketing da Gerdau Aços Especiais.

Fontes utilizadas: IABR e WorldSteel


Fique atento(a) aos artigos e saiba mais sobre Aços Especiais

Gerdau é Patrocinador do XXI Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais

Gerdau marca presença na ABM WEEK 2023

Dia do Engenheiro Metalurgista – 10 de abril.