Suspensão automotiva

A evolução de materiais e tecnologias nos sistemas de suspensão e direção automotiva

As tendências de evolução de materiais nos sistemas de suspensão são diversas e percorrem décadas e décadas na história do mundo. Muitas dessas tendências são exploradas aqui no blog dedicado à linha de Aços Especiais e suas aplicações.

Gerdau

Publicado em: 12-03-2024

As tendências de evolução de materiais nos sistemas de suspensão são diversas e percorrem décadas e décadas na história do mundo. Muitas dessas tendências são exploradas aqui no blog dedicado à linha de Aços Especiais e suas aplicações.


Os sistemas de suspensão e direção estão relacionados à própria história dos veículos. O primeiro sistema de suspensão surgiu com o advento da carroça, que era movida a tração animal. Já o sistema de direção inicialmente era feito por manivela, em 1885. De lá para cá, muita coisa mudou e muito ainda vai mudar.


Você pode imaginar, vendo a imagem abaixo, como era difícil tanto para os veículos quanto para os passageiros absorver os impactos do solo e das horas de viagens entre uma cidade e outra.

 

Destaques das décadas de 1920 e 1930


O primeiro item da suspensão desenvolvido foi o feixe de mola. Trata-se de um componente que garante conforto durante a viagem, além de outras funções, como ligar o eixo ao chassis. 


Outro item importante, o pneu foi aprimorado durante toda a década de 1920 pela Dunlop. Nos anos 1930, o grande engenheiro Earle MacPherson desenvolveu a suspensão que leva seu nome, uma mecanismo leve e muito eficiente, com um conceito bastante simples, que foi uma revolução para o setor automotivo. A partir daí os veículos começaram a adotar esse sistema e a evolução foi ganhando velocidade, trazendo precisão, segurança e conforto para a direção

 

O que podemos dizer sobre a evolução do aço?


A indústria do aço atua no desenvolvimento da indústria de forma geral. Tomemos como exemplo os aços planos no próprio setor automotivo. Uma chapa de um carro, na década de 1990, tinha cerca de 1 a 1,2 milímetros. Hoje, para aumentar a eficiência energética, as chapas devem ter cerca de 0,7 a 0,8 milímetros. Outro exemplo de grande evolução é o aumento da vida útil das molas da suspensão. As especificações dos testes das montadoras passaram de 400 mil quilômetros para 1 milhão de quilômetros, e isso só foi possível com o avanço da qualidade e das propriedades dos aços para construção mecânica fornecidos pela Gerdau.


Os aços especiais presentes na suspensão vêm ganhando papéis importantes no sistema de direção e em outros componentes, proporcionando uma melhor eficiência no carro e mais segurança aos passageiros.


Esses são apenas alguns exemplos de como a linha de soluções da Gerdau Aços Especiais pode atender às demandas atuais e futuras do setor automotivo. Acompanhe a Gerdau mais com você e confira mais informações sobre o assunto!


Conteúdo adaptado: Webinar realizado pela Área de Marketing Aços Especiais da Gerdau em novembro de 2018 - O Futuro das Tecnologias de Suspensão e Direção Automotiva.