
Confira os Vencedores da 36º Edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra
Confira abaixo os vendedores da 36º edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra:
Novidade Agrishow Agricultura de Escala
Neste ano, a empresa premiada na categoria “Novidade Agrishow Agricultura de Escala”, foi a Kuhn do Brasil S.A. Implementos Agrícolas, de Passo Fundo, RS, com o produto “Semeadora-adubadora Elite”.
A máquina é utilizada para semeadura e adubação de precisão em culturas anuais como soja, milho, feijão, algodão, sorgo e girassol.
É auto transportável e apesar da sua largura total de trabalho de até 15 metros, permite seu fechamento para 3,2 m quando em deslocamento e transporte em rodovias, sem necessidade da interferência do operador, o que gera maior segurança.
Se ajusta às variações do terreno por meio de mecanismos de pressão dispostos ao longo da máquina, permitindo semeadura em áreas de plantio direto com terraceamento, por exemplo. Proporciona qualidade na semeadura, com boa relação custo-benefício em médias e grandes propriedades.
É uma máquina robusta, resistente, com boa qualidade construtiva devido ao emprego de materiais adequados a diferentes condições de uso e de insumos, especialmente em relação a adubos que podem causar corrosão.
O projeto mecânico prioriza a distribuição de peso longitudinal e transversal, permitindo sempre um bom contato dos órgãos sulcadores com o solo e, consequentemente, boa disposição de sementes no sulco.
A autonomia é adequada ao tamanho da máquina e, com todos os diferenciais citados, pode cumprir com sucesso o propósito para qual foi concebida e projetada.
Novidade Agrishow Agricultura Familiar
Já em “Novidade Agrishow Agricultura Familiar”, a vencedora foi a empresa Implementos Agrícolas Marispan Ltda., de Batatais, SP, com o produto “Fertinox 4200 Multiuso”.
É um equipamento versátil, possuindo rápida e prática troca dos componentes utilizados na distribuição de fertilizantes (adubos formulados), corretivos (calcário) e compostos orgânicos (estercos sólidos), sendo empregada com foco em culturas perenes (café, frutas) ou as cultivadas em canteiros (hortaliças).
O equipamento é adequado para operar com tratores disponíveis para a agricultura familiar e construído com materiais de qualidade, com atenção à segurança do operador.
Possui pré-disposição mecânica para automação da aplicação em taxa variável.
A máquina permite distribuir uma ampla gama de produtos sólidos, em diferentes dosagens, com facilidade e precisão nas regulagens, se mostrando competitiva para o segmento da agricultura familiar em termos de custo-benefício.
Inovação Digital Agrishow
Na categoria, “Inovação Digital Agrishow”, o vencedor foi o sistema “Green X-Territorial” da empresa Piccin Máquinas Agrícolas Ltda, de São Carlos, SP.
O produto premiado é uma plataforma com várias funcionalidades que abriga diferentes soluções digitais para atender o mercado agrícola no segmento de avaliação da aptidão agrícola da terra, baseado em características do solo, como, por exemplo, mineralogia e relevo.
Serve para subsidiar o valor de mercado de compra e venda de terras, preço de arrendamentos, crédito rural, monitoramento do clima e de pragas e doenças de plantas, entre outras funções.
É um clássico sistema digital que emprega uma base de dados de origem pública e privada, com aplicação de inteligência artificial e internet das coisas para mapear e prever cenários de riscos na lavoura e no meio ambiente, auxiliando na tomada de decisões por parte de usuários que buscam decisões seguras e estratégias baseadas em dados técnicos de precisão.
Destaque do Juri
Neste ano, na Edição da Agrishow teve a premiação “Destaque do Juri”. O produto vencedor foi o Dosador Bolt, da empresa Agrosystem Indústria, Comércio, Importação e Exportação Ltda, de Ribeirão Preto, SP.
O dosador de sementes é um dos componentes mais importantes no processo de semeadura de grãos, sendo responsável pela dosagem e deposição de sementes no solo em espaçamentos regulares e uniformes.
O produto premiado se diferencia por utilizar um fluxo de ar gerado por uma miniturbina, a qual é acionado por motor elétrico, presente em cada linha de semeadura, o que permite sua operação em velocidades maiores do que as praticadas com semeadoras que utilizam dosadores tradicionais.
O desenvolvimento do dosador foi baseado em tecnologias inovadores com geração de diversas patentes, permitindo a dosagem e condução da semente ao solo com o mínimo de dano mecânico e com o máximo de precisão, além de maior rendimento operacional no campo.